Cidade Americana é invadida por coelhinhos

Um bairro na cidade de Wilton Maners, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi invadido por uma espécie animal exótica: coelhos de uma raça chamada leão.

Os coelhinhos têm esse nome porque têm uma juba. Essa raça foi desenvolvida para ser doméstica, e, fora de casas, os animais enfrentam perigos para os quais não estão equipados biologicamente, como o calor da Flórida, gatos, falcões e também carros e equipes de controle de pragas.

Uma moradora da cidade, Alicia Griggs, organizou uma campanha para juntar dinheiro (a meta é US$ 40 mil) para capturar, castrar, vacinar, abrigar e depois doar os coelhos (estima-se que são entre 60 e 100 animais).

Como os coelhos povoaram as ruas?

Esses coelhinhos são descendentes de um grupo solto ilegalmente por uma criadora doméstica que se mudou da região há dois anos.

Poucos veterinários tratam coelhos, e muitos possíveis donos desistem dos animais quando descobrem que para mantê-los dá muito trabalho.

Alguns moradores reclamaram que os coelhos cavavam buracos, roíam fiações ao ar livre e deixavam excrementos nas calçadas e garagens.

Também havia um temor de que os coelhos pudessem se espalhar para comunidades e cidades vizinhas e se tornar um perigo para o trânsito se entrassem em grandes vias.

A prefeitura da cidade vai permitir que os grupos organizados tentem dar um destino aos coelhos. Depois disso, uma empresa de captura será contratada.

Comissão de vida selvagem do estado

A Comissão de Conservação de Pesca e Vida Selvagem da Flórida, que frequentemente elimina animais invasores, disse à cidade que não intervirá. Os coelhos não representam uma ameaça imediata para a vida selvagem.

Os coelhos não são a única espécie invasora causando problemas para os habitantes da Flórida. As pítons birmanesas (uma espécie de cobra) e os peixes-leão estão dizimando espécies nativas. Os caracóis gigantes africanos comem gesso das casas e podem transmitir doenças humanas. As iguanas destroem jardins. Assim como os coelhos de Wilton Manors, todas essas populações começaram a se procriar na Flórida quando pessoas soltaram alguns animais ilegalmente.

A diferença é que os coelhos devem sofrer mais com as condições ambientais da Flórida.

A colônia de Wilton Manors sobrevive e cresce apenas porque esses animais se reproduzem muito. As fêmeas dando à luz ninhadas de 2 a 6 filhotes todos os meses.