Mombaça anuncia que seguirá a orientação do MEC encerrando projeto de escola modelo cívico-militar

Mombaça no Sertão Central, anuncia que seguirá a orientação do MEC. Assim, a escola Professora Laura Alencar deixará de ser cívico-militar. Confira a íntegra da nota assinada por Helena Oliveira, secretária da Educação no município.

“Com o intuito de trazer para o nosso Município possibilidades de escolha de modelos de ensino para os nossos alunos, manifestamos interesse em participar do programa, o qual foi consolidado em nosso Município em 2021.

A instituição de ensino continuará com as mesmas funções e rotina das demais instituições da educação básica do Município. Referente ao programa, somente daremos continuidade ao Projeto Valores, o qual trata sobre o respeito mútuo dentro da escola, bem como garante a segurança e boas relações interpessoais.

Quanto ao custeio e financiamento, não haverá nenhuma alteração, uma vez que todos os recursos que ora foram empenhados para execução do programa no âmbito municipal não foram transferidos para sua execução.

Desta forma, o Município levará em consideração as orientações do MEC e não manterá a instituição de ensino como Escola Cívico Militar, uma vez que acreditamos veemente no trabalho e condução da atual Secretária Executiva do MEC, Sra. Izolda Cela e do Ministro da Educação Sr. Camilo Santana.”

O programa previa que os municípios poderiam participar voluntariamente caso não houvesse adesão estadual. No site do Pecim, quatro municípios cearenses figuram na lista com cinco escolas que iniciaram a implementar o modelo: Acopiara, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Mombaça.

Em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, o modelo foi adotado em duas escolas: Presidente Tancredo Neves, no Novo Maracanaú, no ano de 2021, e Dr. José de Borba Vasconcelos, no Timbó, no ano de 2022.

Em nota, a Secretaria de Educação de Maracanaú informa que o modelo será mantido nas duas unidades que já operam nesse formato.

Na cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, a escola Edward Teixeira Férrer implementou o programa em 2021. A secretária da Educação no município, Pergentina Jardim, recebeu o comunicado sobre o fim do Pecim a nível nacional no dia 10 de julho.

Ela explica que não haverá alterações no funcionamento da escola nem no financiamento, que já vinha sendo realizado integralmente pelo município. Na próxima segunda-feira (17), haverá reunião da pasta com os gestores da escola para dialogar sobre a situação.

Já à prefeitura de Acopiara ainda não se manifestou sobre o assunto.

Curtir

Comentar

Compartilhar