Luiz Gonzaga é recriado por inteligência artificial e canta com João Gomes em festival

João Gomes promoveu um encontro inesperado durante o festival iFood Arraial Estrelado, realizado no domingo (9), em São Paulo. O cantor dividiu o palco com Luiz Gonzaga, que foi reproduzido por recursos de inteligência artificial (IA). Juntos, João e Gonzaga cantaram a música “Eu Tenho a Senha”.

A inteligência artificial reuniu quase 100 músicas do Rei do Baião, em aproximadamente 80 minutos de gravação do repertório original, para recriar a voz de Luiz Gonzaga e aplicar na música de João Gomes.

Segundo o iFood, foram 40 dias de trabalho para que as imagens de Luiz Gonzaga fossem produzidas com base em outras 60 fotografias. O acervo audiovisual foi necessário para que a tecnologia de IA pudesse traçar padrões e projetar como imagem e som seriam reproduzidos na canção de João Gomes.

O projeto contou com a autorização da família de Luiz Gonzaga. Ao todo, 17 profissionais trabalharam para tornar a interação entre os dois artistas possível.

A animação preparada para o festival mostrou João Gomes contando sua história, ainda criança, em Serrita, sua cidade natal. Na sequência, os artistas fizeram o dueto do sucesso de João Gomes, no Jockey Club de São Paulo.

“São João já é uma época emocionante por si só, mas esse foi o mais especial de todos. Poder cantar com meu maior ídolo na minha época favorita do ano, foi de longe uma das maiores realizações da minha vida”, publicou João Gomes em sua rede social.

A proposta estava planejada para estrear no São João de Caruaru, mas acabou sendo adiada para que fosse possível refinar o resultado obtido pela inteligência artificial.