Prefeituras do Ceará decidem manter modelo de escola cívico-militar

Cidades do Ceará que tinham aderido ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) continuarão com o modelo apesar do fim do programa. O encerramento do Pecim foi anunciado aos secretários de Educação por meio de ofício do governo federal. Em Maracanaú e Juazeiro do Norte, pelo menos quatro escolas manterão a proposta. Uma escola em Mombaça não terá mais o modelo.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) não aderiu ao programa, que foi iniciado em 2019 e permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares. No Brasil, 200 escolas aderiram ao formato até 2022.

O Pecim não abrange as escolas militares, modelo que possui cinco unidades no Ceará e que não é afetado pela decisão do governo federal.

O programa previa que os municípios poderiam participar voluntariamente caso não houvesse adesão estadual. No site do Pecim, quatro municípios cearenses figuram na lista com cinco escolas que iniciaram a implementar o modelo: Acopiara, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Mombaça.

Curtir

Comentar

Compartilhar