Mombaça celebra Dia Municipal de Paz nesse 2 de maio

O município de Mombaça decretou Ponto Facultativo o dia de hoje em homenagem ao Padre Pedro Rolim, que exerceu a função de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Glória de 1998 a 2003. Em virtude do seu grande empenho em promover a paz no município foi instituído o “Dia Municipal da Paz” (Lei Municipal nº 552/2006, de 20 de novembro de 2006), comemorado anualmente no dia 2 de maio.


Padre Pedro Aquino Rolim. Nasceu em Cajazeiras-PB, no dia 29 de junho de 1930, filho de Josué Franklin Rolim e Ernestina Gomes Rolim.

Seus pais frente as dificuldades existentes àquela época para se criar uma família naquela região paraibana, mudaram-se então para o Ceará, tendo escolhido esta terra de Maria Pereira para enfrentar a luta pela sobrevivência em primeiro lugar e num segundo momento, propiciar melhor educação para os filhos.

Sentido-se vocacionado para o sacerdócio, matricula-se, em 1949, no Seminário Menor, em Limoeiro do Norte-CE. Em seguida, passa a fazer parte do Seminário Maior, na Prainha, em Fortaleza-CE.

Após os cursos superiores de Filosofia e Teologia é ordenado padre pela imposição das mãos de Dom Antônio de Almeida Lustosa, na época arcebispo metropolitano de Fortaleza-CE, em data de 2 de dezembro de 1962.

Foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, de Mombaça-CE, de 11 de fevereiro de 1998 até o seu falecimento ocorrido em 2 de maio de 2003, aos 72 anos de idade.

Além de sua reconhecida obra social no que se refere a assistência aos necessitados, padre Pedro empenhou-se nas construções das capelas do SÍtio Bento Rodrigues, SÍtio Santa Rita, SÍtio Bom Jesus, Vila Betânia e Vila Iracema, bem como dos prédios da Pastoral do Menor e do Lar do Irmão Carente.

No dia 22 de novembro de 2016 foi inaugurada a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Pedro Aquino Rolim, do bairro São José, durante o “Viva Mombaça 2016”, em comemoração ao 165º aniversário de fundação do município de Mombaça.