Reservatórios do Ceará atingem volume acumulado de 49%, indica Cogerh

Os reservatórios do Ceará chegaram a 49% de reserva hídrica acumulada, informou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume passou dos 9 bilhões de metros cúbicos (m³) na terça-feira (25). Os bons aportes refletem no volume atual dos reservatórios no Estado, destacou a entidade.

O volume de água aportado já superou o montante do ano passado, de acordo com dados divulgados diariamente no Portal Hidrológico. Atualmente, o estado tem 59 açudes sangrando e mais 16 com volume acima de 90% da capacidade total.

As regiões hidrográficas do Ceará seguem com situações diferenciadas, embora nenhuma se encontre em condição “crítica”. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana e Baixo Jaguaribe estão em situação “muito confortável”, com volumes acima de 70%.

Já as regiões do Salgado, Serra da Ibiapaba e Alto Jaguaribe estão na zona “confortável”, com mais de 50% das reservas. Enquanto isso, as regiões do Curu, Sertões de Crateús e Médio Jaguaribe, seguem “em alerta“, que é quando as reservas marcam entre 30% a 50% de volume.

A Bacia do Banabuiú passou de situação “muito crítica” (reservas abaixo de 10%) no começo deste ano para “em alerta”, percentual alcançado pela última vez em setembro de 2013. Todos os açudes da região estão em condições melhores do que estavam no início do ano. Do início do ano até atualmente, foram mais de 600 milhões de metros cúbicos de aporte na bacia, sendo o segundo maior aporte do Estado.