UFC CONCEDE TÍTULO DE DOUTORA HONORIS CAUSA A MARIA DA PENHA
Símbolo da luta contra a violência doméstica, Maria da Penha Maia Fernandes vai receber o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação foi divulgada pela instituição nesta segunda-feira (4).
A indicação de Maria da Penha foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará na reunião da última sexta-feira (1º). A nomeação marca algo pioneiro na história da universidade. “Essa é a primeira vez que uma ativista dos Direitos das Mulheres é indicada ao título de Doutora Honoris Causa na UFC”, disse a vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo.
“A titularidade, ao ser concedida à Maria da Penha Maia Fernandes, permite também que a universidade e a sociedade reflitam sobre as causas, formas e consequências de todas as formas de violência contra mulheres, assim como se motivem a se envolverem em mais ações voltadas à prevenção e punição dessa violência”, complementou a vice-reitora.
Maria da Penha Maia Fernandes tem 79 anos e é natural de Fortaleza. Ela se tornou símbolo da violência contra a mulher, e a lei que leva o nome dela completou 18 anos em 2024. Maria da Penha é farmacêutica bioquímica formada pela UFC no ano de 1966.
A trajetória dela foi marcada pela luta para a condenação do seu ex-companheiro, após diversas agressões físicas e dupla tentativa de feminicídio que sofreu ao longo do casamento.
g1-Ceará