Home / Destaque / Medo de multidão existe?

Medo de multidão existe?

foto internet

 

Sim! Você conhece alguém que não entra, sob nenhuma hipótese, em locais lotados pois afirma que não se sente bem? Pode ser uma festa, um jogo de futebol, um bloco de carnaval, cinema, teatro… enfim, locais onde com certeza há aglomeração de gente?

Estas pessoas não estão fingindo e muito menos é “frescura”, como muitos costumam dizer. Nada disso! Na verdade, quem não se sente bem no meio de multidões sofre de um transtorno conhecido como agorafobia(pânico de multidão). Em grego o termo ágora quer dizer “reunião de pessoas” e fobia é medo. Portanto, agorafobia significa medo de pessoas.

Quem tem agorafobia DE FATO sente-se mal quando se vê no meio de muita gente. Apresenta os mesmos sintomas da Síndrome do Pânico. Mal estar, suor frio, sensação de desmaio, coração acelerado e respiração curta e rápida. A pessoa se sente desconfortável e insegura com a possibilidade de que ninguém por perto pode socorrê-la.

O problema dos agorafóbicos é que estes sintomas podem ir se ampliando, gerando um certo isolamento social. As pessoas começam a ter medo de frequentar cada vez mais lugares públicos, como supermercados, feiras ou parques, por exemplo.

Por isso a qualidade de vida vai piorando.

Importante saber que há tratamentos e eles são muito eficazes. O primeiro passo, claro, é reconhecer ser portador da doença do pânico de multidão. O segundo é procurar atendimento profissional especializado. Isso feito, o terceiro passo pode ser dado em um local público e cheio de gente. Sem nenhum desconforto ou mal estar!

Veja Também

Perseguição resulta em uma morte e prisão de dois suspeitos

Uma perseguição policial ocorrida na manhã deste domingo (6) resultou na morte de um homem ...